Carezia Consultoria Google apoia extensão multimídia para mensagens instantâneas

Google apoia extensão multimídia para mensagens instantâneas


Depois de criar seu serviço Talk em agosto, o Google está novamente apoiando o Jabber, padrão aberto de mensagens instantâneas, e ajudando a estendê-lo para aplicações multimídia.

O Google está contribuindo para a elaboração de extensões multimídia ao protocolo aberto XMPP (do inglês, Extensible Messaging and Presence Protocol), extensões estas que irão possibilitar aos aplicativos baseados em XMPP (Psi, Pandion, Gaim, e mais 200 outros) estabelecerem conversas envolvendo som e vídeo.

O esforço é encabeçado pela Jabber Software Foundation, organização sem fins lucrativos, que no dia 15 publicou a documentação inicial para esse conjunto de extensões multimídia, chamado Jingle.

Boa parte do que torna o protocolo Jabber/XMPP tão atraente para o Google e outras tantas organizações é a segurança e a inteligência da tecnologia envolvida. Por que as ameaças existentes em outras redes proprietárias de mensagens instantâneas (vírus, spam) não aparecem na rede Jabber? Primeiro, porque os servidores Jabber são obrigados a verificar todas as mensagens enviadas para outros servidores. Segundo, porque o protocolo é XML puro e portanto inadequado para vírus. Terceiro, os clientes Jabber são muito diversos, muito diferente dos aplicativos usados por serviços como AOL, MSN e Yahoo. E como o Jabber é aberto, novos clientes surgem a cada dia.

Mais informações:
http://www.jabber.org/journal/2005-12-19.shtml
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1134956535.html
http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1654224789
Powered by Etomite XHTML - CSS