Carezia Consultoria Vírus crescem em mensagens instantâneas

Vírus crescem em redes proprietárias de comunicadores instantâneos


O número de vírus que afetam os serviços proprietários de mensagens instantâneas (MI), como MSN, Yahoo!, AIM e ICQ, atingiu em novembro a marca recorde de 62.

Segundo reportagem da ZDNet, esse número representa um aumento de 226 por cento em relação ao mês de outubro. Desses vírus, mais de um terço (1/3) podem atingir duas ou mais redes de mensagens instantâneas, e quase 15% podem atingir todos os comunicadores instantâneos. Isso indica que essas pragas digitais estão ficando mais sofisticadas e não atingem um único serviço de MI.

Em contrapartida, a rede de comunicadores instantâneos baseada no protocolo aberto Jabber tem permanecido imune a esses males. Embora alguns especialistas afirmem que é possível desenvolver vírus para a rede Jabber, a existência de mais de 200 aplicativos diferentes para se comunicar através do Jabber é um fator desmotivante para os autores de vírus. Não há vulnerabilidades comuns o suficiente para valer a pena explorá-las.

Em agosto, o Google confirmou a criação de seu novo serviço de comunicação instantânea, baseado em Jabber. A decisão impulsionou o desenvolvimento de servidores e aplicativos Jabber, ao mesmo tempo que chamou a atenção dos internautas para esse protocolo seguro, aberto, flexível e eficiente de mensagens instantâneas. Até o momento, o servidor Jabber do Google não conversa com outros servidores Jabber ao redor do mundo, mas a expectativa é que isso mude em breve.

Mais informações:
http://news.zdnet.co.uk/internet/security/0,39020375,39239132,00.htm
http://it.slashdot.org/article.pl?sid=05/11/01/1419201

Lista de clientes Jabber:
http://www.jabber.org/software/clients.shtml

Primeiro servidor público Jabber no Brasil:
http://www.jabber-br.org/cgi-bin/twiki/view/JabberBR/NossoServidorJabber


Powered by Etomite XHTML - CSS