Carezia Consultoria CDs da Sony contêm cavalos-de-tróia

Rootkits instalados por CDs da Sony serão removidos por anti-vírus


Depois de 8 meses sendo vendidos no mercado, alguns discos de música da Sony serão considerados produtos "de risco" pelos grandes fabricantes de produtos anti-vírus para sistemas Windows.

Esses discos, quando introduzidos em um leitor de CDs de um computador rodando Windows, provocam a instalação de um programa que altera o funcionamento do 'kernel' do sistema operacional (por definição, um 'rootkit'). De acordo com Mark Russinovich, do conhecido portal Sysinternals, não há remoção simples ou fácil do programa.

O programa foi desenvolvido para a Sony por uma firma britânica, First 4 Internet. Com ele ativo, há uma série de restrições a que o consumidor ligítimo do disco fica sujeito. Há limites, por exemplo, para a cópia das trilhas de música.

A polêmica decisão de remover esses 'rootkits' foi tomada no final da semana passada, quando as empresas de anti-vírus passaram a anunciar a existência de cavalos-de-tróia desenvolvidos para explorar os 'rootkits'.

Se o leitor desta nota está olhando para seu computador Windows e imaginando aonde vai parar essa história, então quem sabe não seja uma oportunidade para experimentar um sistema GNU/Linux como solução definitiva? Além da natural separação de privilégios inerente a sistemas GNU/Linux, a liberdade de examinar em detalhes o código de qualquer software livre diminui bastante a eficácia de táticas obscuras como essa da Sony.

Powered by Etomite XHTML - CSS